
O Grupo Volkswagen divulgou um conjunto abrangente de medidas para melhorar a qualidade do ar na Alemanha pela renovação da frota. Os incentivos financeiros para a retirada de modelos a diesel de Euro-1 a Euro-4 estão sendo novamente oferecidos por uma parte das montadoras do grupo em toda a Alemanha. Audi, Seat, Skoda e veículos da Volkswagen Automóveis e Volkswagen Veículos Comerciais estão incluídos na lista.
Em sua primeira oferta de incentivos, entre agosto de 2017 e junho deste ano, a Volkswagen retirou de circulação 210 mil veículos antigos a diesel. Mas vale lembrar que esse número é muito inferior aos modelos afetados pelo dieselgate, escândalo em que o grupo se envolveu por criar um software capaz de burlar o controle de emissões. Em todo o mundo esses motores passam de 11 milhões.
Pelo novo comunicado, os proprietários de veículos em 14 cidades classificadas pelo governo federal como tendo os níveis mais altos de poluição terão direito aos bônus de troca. O valor do incentivo varia de acordo com o modelo escolhido. Entre os veículos da marca Volkswagen, o bônus para os zero-quilômetro varia de € 1,5 mil a € 8 mil.
Os incentivos estão disponíveis para veículos novos e em uma escala variável para seminovos. Os proprietários de modelos incluídos no benefício serão avisados pelo correio.