logo

Grupo Volkswagen reestrutura comando de regiões globais por marcas

VW assumirá Américas; Audi coordenará Oriente Médio e Ásia, exceto China, que ainda será de responsabilidade do grupo
Author image

Redação AB

22 jun 2018

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O Grupo Volkswagen anunciou uma reestruturação global em que cada marca será responsável pela operação de uma região no mundo. Em comunicado divulgado na sexta-feira, 22, a companhia informa que a medida tem como objetivo adequar as linhas de veículos aos mercados e às necessidades dos clientes locais de forma mais ágil a partir do conhecimento e competências regionais em colaboração com fornecedores e outros parceiros.

A divisão ficou da seguinte forma: a marca Volkswagen assumirá a responsabilidade pelas Américas do Norte e do Sul, além da África Subsaariana (sul); a Audi coordenará Oriente Médio e Ásia-Pacífico, exceto China, que ainda ficará sob responsabilidade do Grupo VW; a Seat comandará norte da África, enquanto a Skoda ficará responsável pelos mercados da Rússia e Índia. Por essa configuração, por exemplo, a operação da Audi no Brasil seria absorvida pela Volkswagen.

Na nota, a companhia ressalta que a medida será adotada no futuro, mas não informa o prazo estipulado para a implementação dessa nova configuração, embora afirme que as preparações para o desenvolvimento local e a produção de novos modelos nessas regiões já estão em curso. Ainda de acordo com o Grupo VW, a ideia é que cada marca seja encarregada de alinhar a estratégia da companhia para a sua região, além de coordenar as atividades das outras marcas atuantes em seu território, incluindo suas parcerias e a estratégia de exploração de oportunidades para gerar sinergias. “Estamos distribuindo a responsabilidade em vários ombros. Isso significa que será possível tomar decisões de maneira significativamente mais descentralizada no futuro e o conselho de administração do grupo poderá se concentrar em tópicos estratégicos abrangentes. Dessa forma, tornaremos a Volkswagen mais rápida, mais enxuta e mais eficiente”, declarou o CEO global do Grupo VW e da divisão Volkswagen, Herbert Diess.

A Europa é a única região não mencionada pela VW: não há informações se alguma marca ainda será designada para comandá-la ou se ficará sob a responsabilidade do próprio grupo. Entre as marcas, a Porsche também não foi mencionada.