
O Grupo VW superou os 3,6 milhões de veículos no primeiro quadrimestre, anotando alta de 8,1% sobre o mesmo período do ano passado. A direção atribui o bom momento ao mercado europeu, à Alemanha especialmente, e cita a recuperação da América do Sul, mas o crescimento na China também impressiona.
Os chineses compararam 1,34 milhão de veículos do grupo no período, quase 13% a mais que no mesmo período do ano passado. Na Europa as entregas chegaram a quase 1,55 milhão de unidades, 5,4% a mais que no mesmo período do ano passado. Somente na Alemanha as vendas se aproximaram das 456 mil unidades, anotando acréscimo de 5,2%.
A América do Sul registrou alta significativa. A região comprou 180,6 mil veículos do grupo, 12% a mais que no primeiro quadrimestre de 2017. Nos próximos meses, porém, as vendas na região deverão ter impacto negativo da Argentina. O Brasil continua puxando os resultados da região, com 108,1 mil unidades e crescimento de 19%.
Na América do Norte foram repassados 300,9 mil veículos, resultando em pequena alta de 2,6%. Os Estados Unidos, que são o maior mercado da região, compraram 202,6 mil veículos do grupo, 8% a mais que no período janeiro-abril de 2017. Nenhuma das grandes regiões em que o grupo atua teve queda no acumulado do ano.
DESEMPENHO POR MARCA
Das principais marcas que compõem o grupo, somente a divisão Volkswagen Veículos Comerciais registrou queda, mesmo assim de apenas 0,4%. Todas as outras fecharam o período com altas acima de 5%. Dá para ver pelo quadro abaixo o quanto a marca Volkswagen ainda é importante para o desempenho do grupo, com mais de 2 milhões de unidades em apenas quatro meses e crescimento de 7,1% sobre o primeiro quadrimestre de 2017.
Surpreende também a recuperação da Seat, que, apesar do pequeno volume no período (189,3 mil veículos), cresceu quase 20%. A Skoda é outra que vem ajudando no bom desempenho da companhia, com 423,8 mil unidades e alta de 11,3%.
A Audi está alinhada às boas vendas do Grupo Volkswagen e cresceu na mesma medida (85) ao vender 624,7 mil automóveis no período. Na linha de pesados foi a MAN que apresentou o maior crescimento. Vendeu 42,4 mil veículos no período e cresceu 27%. A alta da Scania foi menor (8,9%), mas com bom volume de 30,2 mil veículos.
Veja abaixo os resultados do Grupo Volkswagen:
