
Os desentendimentos comerciais entre Estados Unidos e China começam a respingar nas montadoras. A Volvo anunciou que o lançamento do EX30 no país norte-americano será adiado para 2025.
VEJA MAIS:– EUA ameaçam proibir vendas de carros conectados chineses no país
– Jovens são mais receptivos aos carros chineses nos EUA
Em comunicado, a fabricante culpou as mudanças no cenário automotivo global pelo atraso e disse que uma data de entrega limite para 2025 será anunciada.
O novo prazo também foi imposto para que a Volvo tenha tempo de preparar a produção na fábrica de Ghent, na Bélgica. Atualmente, o EX30 é produzido em Zhangjiakou, na China.
Em maio, o governo dos Estados Unidos decidiu quadruplicar o imposto de importação para carros elétricos chineses. Com isso, a alíquota passou de 25% para 100%.
A decisão de produzir o EX30 fora da China, portanto, seria uma forma de a empresa se adaptar à situação “geopolítica” do planeta, conforme alguns executivos da Volvo sugeriram. A marca já estudava transferir a fabricação dos carros elétricos para a Europa para fugir das restrições impostas pelo governo de Joe Biden.
Clientes poderão dirigir outro modelo da Volvo
O EX30 está em fase de pré-venda desde o ano passado. No seu lançamento, o SUV elétrico foi anunciado por US$ 36.145. O planejamento da empresa previa que as primeiras unidades seriam entregues no começo deste ano.
Para aqueles que já reservaram seu EX30, a Volvo oferecerá diversas outras opções de modelos da Volvo para que os clientes utilizem até seus carros chegarem.
“Permanecemos empenhados em trazer o EX30 para os Estados Unidos e estamos trabalhando bastante para entregá-los aos nossos clientes”, assegurou a marca, por meio de comunicado.