
A fábrica da GWM no Brasil será inaugurada até junho. Entretanto, a produção do primeiro veículo em Iracemápolis (SP) só deve acontecer no segundo semestre.
Ricardo Bastos, diretor de assuntos governamentais da GWM, foi quem confirmou a informação.
“A inauguração vai ocorrer em algum momento entre maio e junho. A data ainda está sendo definida porque a ideia é casar com a agenda do presidente Lula e também queremos trazer executivos da GWM da China para cá. A produção deve começar no segundo semestre”.
Bastos disse que a montagem dos carros não será no regime CKD nem SKD, e sim na modalidade de “peça a peça”. Neste caso, as peças são montadas uma a uma no próprio veículo dentro da linha de montagem.
GWM terá fábrica com índice de nacionalização de 60%

A meta da GWM é atingir um índice de nacionalização de 35% a curto e médio prazos. Esse percentual já viabiliza a exportação de veículos para mercados da América do Sul, como Argentina e Colômbia.
Segundo Bastos, o objetivo é chegar aos 60% a médio e longo prazos. “Com esse volume já é possível exportar para o México”, disse.
O executivo ainda revelou que mais de 100 fornecedores já assinaram contratos de NDA (Non Disclosure Agreement), no qual as partes estabelecem a confidencialidade de informações.
Entre eles existe pelo menos um potencial fornecedor de baterias, embora a própria montadora tenha destacado que outras empresas se interessaram.
Por falar nisso, Bastos afirmou que alguns fornecedores sediados em Campinas (SP) procuraram a GWM para oferecer seus produtos. O diretor de assuntos governamentais ressaltou que existe “boa chance de acordo” com alguns deles.
Complexo chegará a 800 funcionários em 2025
A GWM também prometeu a inauguração de um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) no próprio complexo de Iracemápolis ainda em 2025.
Por enquanto, o local já tem 300 funcionários mesmo antes de começar a produção de carros. Bastos revelou que a meta é fechar 2025 com 800 empregados, sendo a maioria deles diretos.
Haval H6 será o primeiro GWM nacional e marca Wey chega no segundo semestre
O Haval H6 será o primeiro modelo da GWM produzido no Brasil. A planta de Iracemápolis vai fabricar todas as versões do SUV – o híbrido HEV, os híbridos plug-in PHEV 19 e PHEV 34 e o SUV cupê GT.
Atualmente, a GWM vende modelos de três marcas no Brasil: Haval, Ora e a recém-lançada Tank.
A marca de luxo Wey será a próxima a desembarcar no país com o SUV 07 no início do segundo semestre. Futuramente, será a vez da marca de picapes Poer estrear por aqui.
