
Ainda é cedo para dizer se a Great Wall Motors (GWM) fará sucesso no Brasil. Porém, poucas empresas chegaram ao país cercadas de tanta expectativa como a marca chinesa.
Alguns meses antes de anunciar um investimento de R$ 10 bilhões até 2032, a fabricante comprou a antiga fábrica da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP). Lá, pretende fabricar veículos eletrificados a partir de 2024.
Enquanto isso não acontece, caberá ao Haval H6 GT a responsabilidade de dar o pontapé inicial nas atividades da GWM no país. O SUV cupê será vendido juntamente com sua versão SUV, chamada de H6 Premium.
Haval H6 está em pré-reserva
Por enquanto, ambos estão em fase de pré-reserva, embora os preços não tenham sido revelados. De toda maneira, quem se interessar pode realizar o pagamento de um sinal de R$ 9 mil via Mercado Livre por meio de boleto ou Pix. Caso queira desistir da compra, o cliente poderá fazê-lo pelo próprio site e a quantia do sinal será devolvida.
– #ABX23: Garanta desconto especial para o maior encontro do setor automotivo
A partir de março, os modelos da Haval entram em pré-venda, quando a empresa pretende inaugurar 50 concessionárias espalhadas por todas as regiões do Brasil. As primeiras unidades serão entregues a partir de abril.
É importante lembrar que a GWM promete adotar um modelo de negócio mais adequado aos tempos atuais. A venda dos veículos será feita de forma direta aos consumidores, com a intermediação das concessionárias, que receberão sua devida remuneração após o negócio ser efetuado. Trata-se de um modelo semelhante ao usado pela Volvo Cars, conforme conta uma fonte próxima ao assunto.
O que tem o Haval H6 GT?
Nosso primeiro contato com o H6 GT aconteceu no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Logo de cara, o porte imponente do SUV cupê chama a atenção. O design é moderno, ainda que algumas linhas do veículo sejam um pouco genéricas. Podemos cravar que o H6 GT será confundido com modelos de outras marcas de luxo quando ganhar as ruas.
Além do estilo esportivo, o carro impressiona pelo ótimo nível de acabamento no interior. Não há peças mal encaixadas e sobram materiais de qualidade por todos os lados. Os bancos dianteiros são revestidos de couro e camurça, e o console central traz apliques imitando fibra de carbono.
Chama a atenção a tela da central multimídia, que tem 12,3 polegadas e exibe imagens em alta resolução. É possível controlar as principais funções do veículo, como os comandos de som, climatização e os assistentes de condução. Até o modo de condução pode ser configurado no sistema.
Na coluna dianteira do lado esquerdo há uma câmera que realiza a identificação facial. E pode até emitir um alerta se o motorista não estiver com os olhos na estrada.
Como anda o Haval H6
O SUV cupê se mostrou bastante ágil na pista de Interlagos. Liguei o controle de largada antes de sair e o H6 GT arrancou de forma bastante impressionante. Segundo a GWM, bastam 4,8 segundos para o SUV partir do zero e chegar aos 100 km/h.
O H6 GT é um veículo híbrido do tipo plug-in, combinando um motor 1.5 turbo a gasolina com dois motores elétricos. Juntos eles entregam 393 cv e 77,7 kgfm de torque máximo.
É verdade que a carroceria do SUV inclina bastante nas curvas, mas estamos falando de um comportamento típico de praticamente todos os modelos desta categoria.
A GWM informa que, em um carregador rápido, a bateria de 35 kW pode passar de 10% para 80% com apenas 30 minutos de uso. A autonomia no modo elétrico chega a 170 km, sendo que o H6 roda mais de 1.000 km com o auxílio dos três motores. As médias de consumo são de impressionantes 27,4 km/l na cidade e 25,2 km/l, na estrada.
