logo

none

Helibras inicia ampliação da fábrica em Itajubá

A Eurocopter quer fazer do Brasil sua terceira base completa de produção de helicópteros no mundo. As outras duas ficam na França e na Alemanha. A meta é que a Helibras, empresa brasileira na qual a Eurocopter detém 75% do capital, esteja em condições de desenvolver uma aeronave inteiramente no Brasil na próxima década.
Author image

Redação AB

22 mar 2010

2 minutos de leitura

P_noticia_6341.gif

O presidente mundial, Lutz Bertling, disse que a construção da segunda fábrica da Helibras em Itajubá, MG, para a produção do modelo EC 725, é apenas o primeiro de grandes investimentos previstos para o País.

O grupo francês lançou hoje a pedra fundamental das obras da fábrica, na qual serão investidos US$ 420 milhões. “Estamos começando um capítulo novo hoje na história da Helibras”, afirmou Bertling. Embora veja perspectivas positivas no mercado brasileiro, sobretudo para os setores de petróleo e gás, o presidente mundial da Eurocopter reconheceu que a decisão de reforçar os investimentos no Brasil só foi possível por causa do contrato de R$ 5,2 bilhões com o Ministério da Defesa para a venda de 50 helicópteros EC 725 para o Brasil até 2016. “Foi um empurrão, sem ele não seria possível fazer um investimento de longo prazo.”

Os primeiros três helicópteros da encomenda serão produzidos na França e entregues no fim deste ano. Os primeiros equipamentos produzidos no Brasil só serão entregues a partir de 2013, depois que a construção da nova fábrica estiver concluída. O acordo do governo brasileiro com a Eurocopter prevê que a indústria chegue a um índice de 50% de nacionalização.

Além da versão EC 725, para uso militar, a Helibras produzirá o modelo 225, de uso civil. Segundo o presidente do conselho de administração da Helibras, Jorge Viana, a Petrobras é uma das empresas que já demonstraram interesse de compra por causa da características técnicas do equipamento, com autonomia de voo até 1,2 mil quilômetros.

O governo de Minas detém 20% das ações da Helibras, fundada há 30 anos. O Estado assumiu a responsabilidade de construir um aeroporto em Itajubá, infraestrutura essencial para os planos de expansão da empresa.

A Helibras é a única fabricante de helicópteros na América Latina e produz um dos modelos de maior comercialização, o Esquilo, hoje com 43% de nacionalização. Já foram comercializados, desde o início da produção, cerca de 500 unidades. A Eurocopter é uma das seis maiores fabricantes de helicópteros do mundo, com 53% nos mercados militar e civil.

Fonte: Ivana Moreira, Agência Estado.