
A Henkel, especialista em adesivos, selantes e produtos para tratamento de superfícies, expandiu sua atuação no setor automotivo. A companhia desenvolveu e lançou um produto para ser usado em baterias de chumbo/ácido que aumenta a fixação das placas dentro das caixas e diminui o custo de produção das peças.
O Technomelt AS® 4350 foi totalmente desenvolvido pela engenharia brasileira e já tem homologação da Norma ABNT NBR 15940:2019. Segundo o head de vendas focado no segmento automotivo da empresa, Kauê Miraglia, sete fabricantes de baterias automotivas já usam a tecnologia da Henkel.
Vote na Henkel, indicada ao Prêmio Automotive Business 2024
A solução, vale ainda destacar, garantiu à companhia indicação ao Prêmio Automotive Business 2024, na categoria Fornecedor. O case da Henkel, intitulado “Inovação sustentável em adesivos para baterias automotivas convencionais”, foi considerado um dos mais inovadores e com capacidade de gerar impacto positivo no ecossistema da mobilidade.
Novos adesivos da Henkel reduzem consumo de energia
Segundo a Henkel, este novo produto pode reduzir de 20% a 30% a quantidade utilizada de material para a fixação das placas de chumbo dentro das caixas de polipropileno das baterias. Geralmente, se usa de 300 gramas a 500 gramas de adesivos por baterias.
“Além disso, o adesivo é aplicado com temperatura menor de 170°C a 200°C em relação aos produtos convencionais, gerando redução no consumo de energia”, explica Miraglia, acrescentando que nos adesivos convencionais a conversão de sólido para líquido demanda uma temperatura superior a 200ºC. “Tudo isso reduz o custo de produção das baterias automotivas.”
Adesivos para baterias automotivas têm algumas particularidades, como, por exemplo, o fato de ficarem imersos em ácido sulfúrico e sob temperatura extrema, o que exige ampla resistência da solução química.
Quando aplicado, o novo hotmelt da Henkel oferece essas competências e mantém o travamento das posições das placas. A tecnologia evita o contato entre estas peças e garante uma vida útil maior para as baterias e elimina riscos de curto-circuito.
Adesivo da Henkel se adequa à demanda
O executivo afirma, ainda, que o Technomelt® AS 4350 da Henkel foi desenvolvido para mercados emergentes. A solução deve ser exportada, inclusive, para Argentina e Colômbia.
“Como é um produto desenvolvido pela engenharia brasileira, podemos também exportar a tecnologia, caso alguma unidade da Henkel comece a produzir o adesivo. Podemos exportar conhecimento”, diz Miraglia.
Ele ressalta que o Technomelt® AS 4350 é adequado para a realidade de cada demanda. Neste processo, a Henkel desenvolve as características mais detalhadas do produto em parceria com o próprio cliente.

“O desenvolvimento é específico para a necessidade de cada fabricante. Por isso, estamos no dia a dia da empresa para realizar os testes de homologação”, acrescenta Kauê Miraglia.
Adesivo de qualidade aumenta a vida da bateria
A Henkel está no Brasil desde 1955 e atua nas áreas de adesivos, selantes e tratamento de superfícies, além de trabalhar com o segmento de consumer brands – com marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional.
A empresa reúne mais de 950 profissionais, distribuídos nas fábricas de Itapevi e Jundiaí, no interior paulista. Além de um Centro de Distribuição, um escritório central, na Lapa, e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, todos em São Paulo.
Com todo esse know-how, a empresa voltou os olhos para o setor automotivo. Com o Technomelt® AS 4350 para aplicação em baterias de veículos, a companhia aposta no diferencial de um adesivo que garante mais eficiência e maior durabilidade das peças.
“Usamos a expertise da Henkel para potencializar tecnologias adesivas voltadas ao mercado de baterias, respeitando todas as condições únicas que esse equipamento precisa”, afirma Miraglia.
“A partir disso, criamos uma solução que promove alta fixação com o polipropileno, um elemento de difícil adesão e que, ao mesmo tempo, seja resistente ao ácido sulfúrico e tenha excelente estabilidade térmica. Um adesivo de qualidade contribui para o prolongamento da vida útil da bateria”, completa o executivo.
Solução foi indicada ao Prêmio Automotive Business 2024
Entendendo o alto potencial de impacto positivo e a capacidade de entregar uma nova possibilidade, mais sustentável e econômica, para a indústria automotiva, a solução da Henkel é uma das indicadas ao Prêmio Automotive Business 2024, na categoria “Fornecedor”.
A votação on-line estará aberta até 29 de setembro. Haverá uma rodada especial em 30 de setembro, durante o #ABX24, que terá peso dobrado. Clique aqui e vote agora mesmo.