As duas empresas apostam no crescimento da frota de elétricos em razão de medidas de conservação ambiental e marcos regulatórios. A sede da joint venture ficará no Japão e as operações estão previstas para Estados Unidos e China.
A partir desses dois países a nova companhia expandirá a oferta global de motores para suprir a demanda da própria Honda e de outros fabricantes. Paralelamente aos trabalhos da nova companhia a Hitachi continuará seus negócios com outras montadoras que já utilizam seus motores.
A sistemista japonesa iniciou suas vendas para o segmento de veículos elétricos em 1999 e desde então fornece para montadoras no Japão e ao redor do mundo. A Honda lançou seu primeiro carro híbrido, o Insight, em 1999, e desde aquela época busca ampliar sua linha de veículos elétricos.
Com o avanço da produção desses veículos, as grandes empresas do setor começam a dar importantes passos nessa direção. Recentemente, a Bosch anunciou uma nova divisão dedicada à mobilidade elétrica (veja aqui).