
Na terça-feira, 22, a Honda atingiu o marco de 1,5 milhão de veículos produzidos em Sumaré, no interior paulista, desde que foi inaugurada, em 1997. O modelo que completou o volume é um HR-V, SUV da marca lançado há um ano (leia aqui).
Localizada em um terreno de 1,7 milhão de metros quadrados, a fábrica da Honda em Sumaré tem 225 mil metros quadrados de área construída. A unidade agrega todos os processos de produção, como estamparia, solda, pintura, montagem de motores e transmissão mecânica, pintura e injeção de plásticos, linha de montagem e inspeção final. No local, também está a unidade powertrain, responsável pela fabricação de motores e transmissões, com fundição e usinagem.
Desde que iniciou suas operações no Brasil com a fábrica de Sumaré, portanto, há 19 anos, a Honda contabiliza a produção de 650.775 mil unidades do Civic, 593.758 mil do Fit, 192.526 mil unidades do City e 62.941 mil HR-V.
Além de Sumaré, a Honda ergueu uma segunda fábrica no Brasil, desta vez em Itirapina, também no interior de São Paulo cuja inauguração estava prevista para meados de 2015. Contudo, devido às incertezas do mercado, a empresa decidiu adiar por tempo indeterminado a abertura da nova fábrica, que está pronta (leia aqui).
