
Segundo a fabricante, 90% dos Honda e Acura vendidos nos Estados Unidos foram produzidos na América do Norte. Esse índice deve superar os 95% quando Celaya atingir sua capacidade total. A empresa investiu US$ 800 milhões na nova fábrica e iniciou a produção menos de dois anos depois do início da construção. A previsão é empregar 3,2 mil colaboradores.
A capacidade anual será de 200 mil veículos e motores. Além do Fit 2015, a fábrica vai produzir o utilitário esportivo Vezel ainda este ano. A planta de Celaya foi projetada para veículos compactos. Segundo a Honda, a unidade utiliza processos de estamparia e soldagem mais rápidos e eficientes. O processo de pintura à base de água reduz o consumo de energia em cerca de 40%. A iluminação por LEDs está em toda a fábrica e também ajuda a reduzir o consumo de eletricidade.
A Honda também terá em Celaya uma nova planta para produção de transmissões CVT. O investimento é de US$ 470 milhões e o início das atividades está previsto para o segundo semestre do ano que vem.