
Para completar a sua oferta de modelos SUVs, a Honda apresentou no mercado brasileiro o ZR-V. O carro, que é produzido no México, será posicionado, segundo a montadora, entre o HR-V e o CR-V. Este último chega ao país em janeiro.
Segundo o diretor comercial e de marca da companhia, Diego Fernandes, o ZR-V foi desenvolvido na plataforma global do Civic e, para o mercado brasileiro a Honda irá vender o utilitário esportivo em versão única, equipada com motor 2.0 16V aspirado a gasolina.
VEJA MAIS:– Honda estuda plano de investimentos com híbridos flex no Brasil– Honda espera vender 1,2 milhão de carros em 2023
“O carro será vendido a R$ 214,5 mil e com três anos de garantia, sem limite de quilometragem. O modelo estará nas concessionárias já no primeiro dia de novembro e a nossa expectativa de vendas é de mil unidades por mês”, disse Fernandes.
Segundo ele, pela estratégia de lançamento traçada pela Honda, em dezembro o ZR-V já deve chegar ao volume esperado. “Já temos em estoque para atender essa estimativa. Não acreditamos que o modelo irá canibalizar o nosso portfólio. É um complemento”, disse o executivo.
Boa opção ao Civic
Fernandes ressaltou, também, que o ZR-V pode ser uma opção para o cliente que procura pelo Civic, que atualmente não é atendido de pronto. “Temos fila de espera para o Civic e, pelo desenvolvimento do ZR-V, que oferece uma dirigibilidade de um sedã, pode ser uma alternativa”, afirmou.
Segundo a Honda, o prazer de dirigir é um dos destaques do ZR-V. “Baseado na plataforma global usada no Civic “o modelo apresenta refinado comportamento dinâmico e dirigibilidade típicos de um sedã aliados à robustez e conforto dos SUVs”.
O SUV, de acordo com Fernandes, deve rivalizar com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. “O modelo atende, por agora, o mercado que estamos inseridos. Por isso, optamos por trazer somente uma versão com o motor à gasolina. Mas, isso não significa que não podemos vender também outras versões no Brasil. Se avaliarmos que tem potencial de mercado, vamos trazer outro motor para o mercado brasileiro”, salientou.
Honda ZR-V tem motor eficiente
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o consumo do Honda ZR-V é de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Se comparado com o motor 2.0 do Civic de 10ª geração, o propulsor que impulsiona o SUV é 11 cv mais potente, além de apresentar menor índice de emissões.
A transmissão do tipo CVT foi ajustada para evidenciar a performance e o baixo nível de ruído e vibração. A sensação de rápida resposta ao acelerador foi aprimorada pelo Step-Shift, que simula mudanças de marcha em situações de condução esportiva.
Com o acelerador pisado a fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando a sensação da mudança e, consequentemente, de esportividade. Já o EDDB (Early Downshift During Braking) visa conter o ganho de velocidade em descidas.
Em declives, ao detectar o acionamento do freio, o CVT automaticamente fixa uma das marchas simuladas, promovendo o efeito de freio-motor. A ação do EDDB amplia a segurança sem afetar o consumo.
Sistema de conectividade grátis por um ano
A Honda afirmou que aos clientes que comprarem o ZR-V a montadora irá disponibilizar gratuitamente por um ano o seu sistema de conectividade, o myHonda Connect.
Segundo a montadora, as principais funções do myHonda Connect são: notificação automática de colisão, detecção remota de falha, alarme de segurança, localização do veículo estacionado, painel de informações do veículo, rastreamento do veículo em movimento, controle geográfico, alerta de velocidade, assistência 24h, controles remotos (como acionar ar-condicionado, ligar o motor do carro, destravar e travar portas), dados de últimas viagens, manual digital do proprietário e agendamento de serviços.
Segundo a companhia, estão disponíveis dois pacotes do myHonda Connect. O primeiro é totalmente gratuito, bastando baixar o aplicativo e se cadastrar para ter acesso a boa parte dos serviços. Já o pacote Plus será pago e dará acesso a todas as funcionalidades.
