
A Honda começou a oferecer no Japão a sua estação de troca de baterias de carros elétricos. A primeira unidade do Honda Power Pack Exchanger foi entregue à Gachaco, empresa da Honda com Kawasaki, Suzuki e Yamaha, que começou a operar o primeiro modelo de produção em massa da do produto.
A estação armazena 12 unidades da bateria Honda Mobile Power Pack e permite a troca de baterias simples para motos elétricas e outros produtos que utilizam a mesma bateria.
A infraestrutura de troca estará disponível em Tóquio e outras grandes cidades japonesas, em pontos como estações ferroviárias e postos de serviço Eneos, acionista majoritária da Gachaco.
O Honda Power Pack Exchanger é operado em nuvem, de forma centralizada, com todas as informações necessárias para gerenciar o compartilhamento de baterias, como status de carga de cada uma, quantidade disponível, status da estação, entre outras.
A estação consegue funcionar mesmo durante quedas de energia e está equipada com função de resfriamento da bateria para diminuir os danos causados pelo calor. Quando estiverem gastos, os componentes serão coletadas e analisadas pela Eneos para reuso ou reciclagem.
A Honda aponta que com baterias sempre carregadas à disposição “que permite um uso eficiente dos produtos de mobilidade eletrificados sem precisar esperar que as baterias sejam carregadas”.

Como funciona a estação de troca de baterias
Pelo celular, é possível encontrar estações próximas e conferir em tempo real quais estão disponíveis para locação. Ao chegar à estação para trocas de baterias, basta o usuário tocar no painel com o seu smart card para autenticação do usuário. A estação indica quais baterias estão carregadas e prontas para uso.