logo

honda motor

Honda planeja montar veículos mais leves

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

Redação AB

28 dez 2011

3 minutos de leitura

G_noticia_12672.jpg
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB, com informações da Honda e da agência Automotive News

Notícia da Reuters, reproduzida pela agência Automotive News, registra que a Honda Motor planeja adotar novos métodos de projeto e montagem para tornar seus veículos mais leves. Entre as novas técnicas estão a soldagem externa de painéis ao quadro, em lugar da montagem do teto, laterais e outros painéis, para reduzir o uso de parafusos e materiais de reforço.

A montadora japonesa programa investir dezenas de bilhões de yens para atualizar as linhas de manufatura no Japão e outros países, utilizando os novos métodos inicialmente em pequenos veículos. Depois de alguns anos as novas tecnologias devem se estender a todo o portfólio da marca.

A Honda já deu passos para a economia de materiais, partes e etapas de processamento na manufatura de miniveículos como o N Box, que acaba de ser lançado. Uma das duas linhas de produção na fábrica de Suzuka, no Japão, foi modificada para a montagem do veículo, possibilitando redução de peso em 10% e economia em fabricação.

Para a empresa, veículos mais leves e baratos podem acelerar a penetração em mercados emergentes, que constituem uma das suas principais prioridades.

Blanks e hot stamping

A Honda explicou que fez uma revisão de todos os passos em seus processos de manufatura para a produção do N Box, primeiro modelo da nova série N de veículos compactos. Segundo a empresa, um quadro altamente eficiente foi concebido com a adoção das tecnologias de produção mais avançadas, como utilizar blanks especiais e hot stamping em moldagem de peças de acabamento para aumentar a resistência à tração e reduzir o peso em aproximadamente 10%.