
A Honda anunciou uma colaboração estratégica com a Neoenergia para impulsionar iniciativas baseadas no uso de hidrogênio para mobilidade urbana e transporte comercial no Brasil.
A parceria será desenvolvida no primeiro posto de abastecimento com hidrogênio da Neoenergia no país, que fica em Brasília (DF). O projeto integra o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), regulado pela Aneel, com investimento superior a R$ 30 milhões.
O posto de abastecimento será inaugurado em dezembro de 2025.
Honda vai fazer testes com CR-V híbrido que usa hidrogênio

A participação da Honda acontecerá por meio de testes e validações técnicas com um CR-V híbrido plug-in com célula de combustível a hidrogênio. O veículo será testado por seis meses.
O projeto é mais uma iniciativa para atingir o objetivo da neutralidade de carbono até 2050. A meta é comum entre Honda e Neoenergia.
“Estamos muito entusiasmados em iniciar essa colaboração estratégica com a Neoenergia no Brasil, um país com grande potencial para o desenvolvimento do hidrogênio”, afirmou Arata Ichinose, CEO da Honda Automóveis.
Hidrogênio verde surge pela eletrólise da água
O hidrogênio verde é produzido por eletrólise da água com fontes renováveis e surge como solução para descarbonização de frotas.
A Iberdrola, empresa espanhola que controla a Neoenergia, é uma das líderes nesse segmento e opera projetos semelhantes na Europa.
Já a Honda desenvolve tecnologias baseadas em hidrogênio há mais de três décadas.
Além de veículos comerciais, a montadora investe em aplicações como geradores estacionários e máquinas de construção.