
A empresa desenvolve o dispositivo com experimentos em um ambiente do mundo real para verificar a praticidade do aparelho.
O sistema permite ao usuário ajustar a velocidade, mover, girar e parar em todas as direções, quando ele inclina a parte superior de seu corpo para deslocar o peso corporal.
A tecnologia de controle de balanço da Honda foi desenvolvida pela equipe pesquisa do Asimo, robô bípede humanóide da Honda, e do primeiro Hot Drive System do mundo (Honda Omni Traction Drive System).
O tamanho compacto e a única roda do dispositivo de mobilidade pessoal foram projetados para serem amigáveis para o usuário e pessoas ao seu redor, tornando mais fácil para ele atingir o apoio para os pés e ficar com o olho praticamente no mesmo nível dos demais indivíduos.
A Honda apresentará o U3-X pela primeira vez na abertura do 41° Tokyo Motor Show 2009, na cidade de Chiba, de 24 de outubro a 4 de novembro.