logo

Honda testará bateria compartilhável em motos elétricas

Teste das baterias destacáveis e carregadores foi incentivado pela Indonésia, terceiro maior mercado de motos do mundo
Author image

Redação AB

17 jul 2018

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Honda e a Panasonic anunciaram planos de pesquisa para uso compartilhado de baterias destacáveis em motos elétricas e outros produtos de mobilidade alimentados por esse sistema. As duas empresas e a Pacific Consultants formaram em Jacarta, capital da Indonésia, uma joint venture para dar continuidade ao trabalho.
A Indonésia foi escolhida porque o governo local criou incentivos para veículos alternativos. O país é o terceiro maior mercado mundial de motos e está enfrentando problemas relacionados à poluição nas grandes cidades.
Para esse estudo, a Honda e a Panasonic vão instalar estações de abastecimento em diversos locais, que irão carregar diferentes baterias ao mesmo tempo. Elas serão retiradas em troca de outras sem carga, permitindo que o piloto da moto siga viagem.

O início do experimento deve ocorrer a partir de dezembro e será subsidiado pela Nedo, sigla em inglês de Organização para o Desenvolvimento de Novas Soluções Industriais e de Energia. A Pacific Consultants será responsável pelos procedimentos gerais para a realização dos estudos.