logo
EventosEstudos

Honda vai intensificar pesquisas em IA

Montadora firmou acordo com institutos de tecnologia da Índia para fortalecer seus sistemas de inteligência artificial
Author image

Redação AB

19 set 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Honda vai intensificar o desenvolvimento de tecnologias que usam a inteligência artificial. A montadora japonesa anunciou uma pesquisa conjuntasobre o tema com os Institutos Indianos de Tecnologia (IITs), mais especificamente, o Instituto Indiano de Tecnologia de Déli (IIT Déli) e o Instituto Indiano de Tecnologia de Bombaim (IIT Bombay). 

Segundo a companhia, a ideia é avançar ainda mais o Honda CI (Inteligência Cooperativa, CI), a IA original da Honda que permite o entendimento mútuo entre máquinas e pessoas.


VEJA MAIS:

– Mitsubishi quer entrar em parceria da Honda e da Nissan

– Nissan e Honda fecham parceria na área de software


Atualmente, a montadora já está fazendo demonstrações da tecnologia como um conceito de seu veículo/robô de micro mobilidade alimentado por CI na cidade de Joso, província de Ibaraki, Japão, informou a montadora.

Segundo a Honda, foram definidos os temas de pesquisa, como reconhecimento do ambiente ao redor e comportamento cooperativo, utilizando tecnologias IA de ponta. 


– Participe do #ABX24 e descubra as últimas tendências da eletrificação


Além disso, a Honda informou que a pesquisa terá a participação de alunos do IIT para planejar, projetar, desenvolver e testar tecnologias que funcionam além dos limites do laboratório e, assim, prosseguir com a pesquisa e o desenvolvimento de forma mais flexível e com grau de liberdade. 

Segundo a montadora, a pesquisa tem, também, como objetivo conduzir a verificação de tecnologias de assistência ao motorista e direção automatizada em Déli e Mumbai, em função do ambiente de tráfego complexo da Índia, onde situações que ocorrem com frequência são difíceis de serem previstas pela IA. 

“Ao conduzir a verificação de tecnologia em um ambiente tão desafiador tecnicamente, a Honda e os IITs refinarão as tecnologias subjacentes de CI e se esforçarão para aplicá-las a futuras tecnologias de assistência ao motorista e direção automatizada em várias regiões do mundo, incluindo a Índia”, informou a Honda.