O executivo entende que a crise econômica foi mais intensa que o esperado. Ele estima que a empresa deve fechar 2009 com retração de 22% em relação ao ano passado e 12% abaixo de 2007.
Para compensar os menores volumes de fornecimento de turbos aos fabricantes de motores para picapes, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, a Honeywell buscou alternativas nos mercados de reposição e na exportação.
A empresa ampliou o programa de turbos remanufaturados (50% mais baratos em relação a um produto novo), lançou novos modelos exclusivos para a reposição e estimulou as ações na Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela, países que possuem uma frota de veículos comerciais carentes de serviços.