
De acordo com o engenheiro Paolo Di Martino, do centro de pesquisas tcheco, a tecnologia R-Flow foi idealizada para um controle mais preciso da pressão de sobrealimentação do motor, garantindo eficiência energética em baixas e altas rotações e ganho de torque e potência.
Di Martino afirma que o R-Flow é formado por dois discos montados próximos à flange da saída dos gases da carcaça da turbina. O sistema funciona como um turbo de geometria variável, com eficiência em qualquer regime de rotação do motor.
O primeiro disco movimenta-se de forma rotacional. O outro é fixo. Os dois têm orifícios axiais, dispostos ao redor do rotor da turbina e, de acordo com a posição dos discos, controlam a pressão de sobrealimentação. Em baixas rotações, quando as furações do rotor e do estator não coincidem, o sistema propicia ganho de torque por causa da melhor vedação dos gases. Por ser mais eficiente que uma válvula waste-gate tradicional, em altos regimes possibilita aumento de potência ao motor.
Em complemento à explicação de Di Martino, o gerente de negócios da Honeywell Turbo Technologies no Brasil, Christian Streck, diz: “Como o mercado brasileiro é sensível a aumento de custos, a tecnologia R-Flow representa uma boa solução porque tem preço competitivo (…) Deve chegar ao mercado em 2016.”