logo

none

Hoseus mostra como a Toyota valoriza as pessoas

Michael Hoseus, autor de várias obras sobre a cultura Toyota (muitas em parceria com Jeffrey Liker, outro grande estudioso do Toyota Way), estará em São Paulo em 11 de maio para transmitir sua experiência como bem sucedido profissional da empresa. O evento deve reunir trezentos empresários e executivos das maiores corporações brasileiras.
Author image

cria

04 mai 2009

2 minutos de leitura

Hoseus, que por vários anos exerceu cargos de liderança na Toyota americana, nas áreas de RH, produção, operação, manutenção e engenharia, tem como estímulo o conhecido pensamento de Kiichiro Toyoda, fundador da montadora japonesa, segundo o qual “cada pessoa cumprindo seus deveres com alto desempenho pode gerar grande energia coletiva e a cadeia dessa energia gera um círculo de força admirável”.

Valorização das pessoas

No atual contexto mundial, onde os processos produtivos são prioridade em detrimento das pessoas, a Toyota vai na contramão dessa prática e prefere valorizar sua força de trabalho, obtendo resultados altamente positivos.

A Cultura Toyota é baseada no respeito e na valorização de seus colaboradores, através do desenvolvimento profissional e individual contínuo e estabelecendo um fluxo de valores entre pessoal e produção, o que resultou no reconhecido sucesso da empresa japonesa, que recentemente assumiu a posição de liderança mercadológica nos Estados Unidos, suplantando a suposta imbatível General Motors.

Mesmo na atual crise financeira americana a Toyota não demitiu, apenas adotou o processo de demissão voluntária. Preferiu manter sua força de trabalho ociosa prestando serviços à comunidade onde suas fábricas estão instaladas no território americano. Os empregados disponíveis para essa tarefa passaram a reformar e pintar escolas, creches, asilos, incorporarem-se à defesa civil, dar aulas, enfim, contribuir para o benefício da sociedade carente, sem perda de seus salários.

Essa conduta gratificou os empregados e repassou um conceito corporativo altamente positiva à Toyota, em plena crise de imagem por que passam as empresas americanas.

Mais informações: www.imci.com.br .