logo

Hyundai acelera correção de softwares de veículos após onda de roubos

Veículos da montadora foram alvos de roubos inspirados em vídeos publicados no TikTok
Author image

Redação AB

20 abr 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Hyundai acelerou o lançamento de uma atualização de software para veículos não equipados com imobilizadores de motor como parte de sua resposta a uma onda de roubos nos Estados Unidos. Os crimes foram inspirados emvídeos publicados no TikTok e que ensinam como destravar carros da montadora sem o dispositivo antifurto.

A atualização inicial da Hyundai, anunciada em fevereiro, cobriu mais de 1 milhão de veículos Elantra 2017-2020, Sonata 2015-19 e Venue 2020-21. Agora, a montadora prometeu disponibilizar para os veículos elegíveis restantes até junho. A aceleração do processo incluirá todos os 3,8 milhões de carros afetados.

Para um grupo menor de veículos ano/modelo 2011-12, que não podem acomodar a atualização de software, a Hyundai disse que reembolsará os proprietários pela compra de travas de volante. 


VEJA TAMBÉM:

Hyundai quer concentrar 40% da sua produção de carros elétricos na Coreia
Kia cita ano difícil, mas prevê vender 8.500 carros


Cerca de 4,5 milhões de veículos Kia construídos entre 2011 e 2021 também foram roubados recentemente e eram elegíveis para a atualização de software anunciada no início do ano. Na época, a Kia – que faz parte da Hyundai Motor Company, afirmou que começou a notificar os proprietários.

“Na frente de atualização de software, antes do final de abril, a Kia terá contatado cerca de 75% de sua população total afetada e está vendo uma forte resposta dos proprietários para a instalação”, disse um porta-voz da montadora ao site Automotive News.


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


Proprietários afetados receberão seguro

A fabricante sul-coreana também disse que trabalha para garantir a cobertura de seguros para os proprietários dos veículos afetados.

Uma empresa de seguros parceira da Hyundai vai fornecer o suporte para os clientes com “dificuldade em garantir e manter o seguro automotivo como resultado do aumento da atividade criminosa direcionada aos veículos Hyundai”, afirmou Randy Parker, CEO da montadora.

A seguradora vai emitir apólices novas e de renovação para proprietários afetados elegíveis em todos os estados, exceto Alasca, Massachusetts e Washington, onde não atua.