
A Hyundai fez um pequeno avanço em sua operação na Coreia do Sul em termos de diversidade. Em uma última remessa de contratações de técnicos, 200 postos de trabalho no total, seis deles foram ocupados por mulheres.
LEIA MAIS:
– Hyundai aposta em carros elétricos e produzirá baterias
Foi a primeira vez que a montadora permitiu que mulheres se candidatassem ao cargo desde que a empresa foi fundada, em 1967, de acordo com um comunicado emitido pelo sindicato dos metalúrgicos sul-coreano.
Anteriormente, a Hyundai permitia que mulheres contratadas por empresas terceirizadas trabalhassem como funcionárias temporárias, até que o acordo foi derrubado pela Suprema Corte do país, em 2012. As mulheres agora representam apenas 2% dos 28 mil técnicos em atividade na Coreia do Sul.
A Hyundai planeja contratar mais 500 pessoas para posições técnicas e o sindicato disse que espera que mais profissionais femininas sejam contratadas.
Enquanto isso, do lado de fora da portaria da montadora, trabalhadores e sindicato organizam greve em forma de protesto contra medidas anti-sindicais tomadas pelo governo do país.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
O estado sul-coreano pressionou por reformas nos sindicatos e prometeu respostas firmes a qualquer manifestação ilegal que “perturbe a ordem pública”. Cerca de 44 mil trabalhadores da Hyundai são membros do sindicato dos metalúrgicos.