
Hyundai e Kia podem ser processadas por seguradoras em mais de US$ 1 bilhão nos Estados Unidos. O motivo é a facilidade com que os carros dessas marcas podem ser roubados, algo que já foi até ensinado em vídeos que viralizaram no TikTok.
VEJA MAIS:– Hyundai e Kia fazem recall de 3,37 milhões de carros por risco de incêndio
– Hyundai acelera correção de softwares de veículos após onda de roubos
Nesta semana, um juiz da Califórnia rejeitou o pedido das montadoras para cancelar o processo. As seguradoras tentam cobrar os prejuízos causados pelo ressarcimento dos veículos segurados.
Roubos seriam “consequência previsível”
De acordo com o juiz, a falta de recursos antifurto em 14,3 milhões de veículos Hyundai e Kia fabricados entre 2011 e 2012 facilitava a ação dos ladrões, que escolhiam carros das marcas em questão justamente pela maior facilidade em furtá-los, ainda que a fabricante sul-coreana diga que seus veículos sejam seguros.
A alegação jurídica é de que esse argumento sustenta a ideia de que os roubos seriam uma “consequência previsível” da decisão de Hyundai e Kia em não adotar equipamentos para impedir, ou ao menos intimidar, a ação dos bandidos.
Na semana passada, a Hyundai se disse frustrada com a decisão judicial e ressaltou que a rede de concessionárias instalou um software antifurto em mais de 1 milhão de veículos. Já a Kia afirmou que seus carros cumprem com as exigências federais de segurança e padrões de proteção contra roubos.
Ambas as empresas garantiram que suas respectivas áreas jurídicas estão se dedicando aos casos de roubos dos veículos.
