logo

Hyundai e Kia são investigadas na Alemanha por suposto dieselgate

Autoridades alemãs realizaram buscam em instalações das duas montadoras no país
Author image

Redação AB

28 jun 2022

1 minutos de leitura

Autoridades alemãs fizeram buscas em instalações das fabricantes Hyundai e Kia Motors na terça-feira, 28. A razão, segundo a agência Reuters, está ligada às suspeitas de que foram produzidos, por ambas montadoras, mais de 210 mil veículos a diesel equipados com dispositivos que burlam os números das emissões de poluentes.

De acordo com a promotoria estadual de Frankfurt, ocorreram buscas em unidades instaladas da Hyundai e Kia (que fazem parte do meso grupo automotivo) na Alemanha e em Luxemburgo. Acredita-se que o software suspeito tenha sido fabricado pelas empresas Bosch e Delphi, hoje uma marca controlada pela Borgwarner.

Hyundai e Kia repetem dieselgate da VW?

O caso remonta ao dieselgate, episódio que envolveu a Volkswagen entre 2008 e 2015 nos Estados Unidos e na Europa. À época, as autoridades norte-americanas detectaram sistemas em veículos movidos diesel da marca alemã que burlavam o valor real das emissões de cada um, indicando uma quantidade inferior à permitida pela regulamentação local.

Apenas nos Estados Unidos, as indenizações acordadas pela montadora envolveram US$ 4,5 bilhões. No Brasil, a montadora também enfrentou problemas com a justiça e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama.