A Hyundai é a preferida dos consumidores da capital mineira. A empresa conquistou em abril 19,5% das vendas, quase quatro pontos a mais do que a segunda colocada, a Fiat, que ficou com 15,7%.
Belo Horizonte tem um retrato do mercado bem diferente do nacional. Além da liderança da Hyundai, a cidade tem a Renault como a terceira marca mais vendida e a líder nacional, a GM, fica apenas com o quarto lugar. A Volkswagen, terceira colocada no ranking brasileiro, é apenas a sexta na capital mineira. Já os japoneses perdem espaço em BH: ocupam a oitava (Toyota) e a nona posições (Honda), atrás da Nissan, que fica em sétimo lugar na cidade e é a nona nas vendas totais.
No Estado de Minas Gerais a Hyundai fica em terceiro, com 15,1%, atrás da líder Fiat (18,9%) e praticamente empatada com a GM, que tem 15,4%.
Embora tenha caído duas posições no ranking nacional (era a quinta colocada e hoje é a sétima), a Renault lidera em Curitiba e São Luis. A marca francesa conquistou 15,1% das vendas na capital maranhense em abril, deixando a Fiat (14,6%) e Volkswagen (13,8%) para trás, enquanto a GM, líder nacional, amarga uma modesta quinta posição na cidade.
Mas é em Curitiba que a Renault deita e rola. Tem quase o dobro de participação da segunda colocada: vendeu 1.094 na capital paranaense e ficou com 21,2% das vendas, bem distante da GM, segunda no ranking, que teve 12,1%. Em todo o estado do Paraná a Renault perde para a GM (16,7%), mas fica com um honroso segundo lugar, com 13,7% de participação.
Não por acaso, Minas e Paraná são os estados preferidos pelas locadoras de veículos para fazer o licenciamento de sua frota, pois oferecem vantagem financeira: Minas Gerais, por exemplo, cobra apenas 1% de IPVA das locadoras, enquanto o proprietário comum paga 4% sobre o valor do carro. A Localiza e a Movida passaram a comprar HB20 para locação e ambas licenciam suas frotas em Belo Horizonte.
Veja abaixo o ranking de vendas de abril de 2016 em três capitais onde as três maiores fabricantes do mercado brasileiro foram ultrapassadas por marcas mais novas no Brasil:
• BELO HORIZONTE
1) Hyundai 19,5%
2) Fiat 15,7%
3) Renault 15,4%
4) GM 15,4%
5) Ford 10,2%
6) Volkswagen 9,3%
7) Nissan 4,2%
8) Toyota 2.9%
9) Honda 2.8%
10) Jeep 2,2%
CURITIBA
1) Renault 21,2%
2) GM 12,1%
3) Ford 10,9%
4) Volkswagen 10,9%
5) Fiat 8,2%
6) Toyota 6,8%
7) Hyundai 6,1%
8) Honda 5,9%
9) Nissan 4,6%
10) Jeep 2,5%
SÃO LUIZ
1) Renault 15,1%
2) Fiat 14,6%
3) Volks 13,8%
4) Toyota 12,6%
5) GM 11,1%
6) Hyundai 11,0%
7) Ford 7,9%
8) Honda 3,7%
9) Jeep 2,3%
10) Nissan 1,7%
Este artigo foi publicado originalmente na Agência Autoinforme
[email protected]