
Com esse resultado, o hatch nacional da Hyundai deixou para trás modelos tradicionais do mercado brasileiro, como Chevrolet Classic, Volkswagen Voyage, Renault Sandero e Ford Fiesta. Também conseguiu se manter à frente do que vem mostrando ser seu principal concorrente até o momento, o também recém-lançado Chevrolet Onix, que ficou na oitava posição do ranking por uma pequena diferença, com 10,5 mil unidades emplacadas em dezembro, apesar do número de pontos de venda do carro ser mais do que triplo das 120 concessionárias onde o HB20 é vendido.
Com o resultado de dezembro, o HB20 soma quase 22 mil unidades vendidas em três meses. Desde o lançamento, em outubro, o carro vem subindo no ranking nacional de vendas: no meio de novembro ele já era o nono mais vendido, subiu para o oitavo posto no fim daquele mês e fecha o ano em sétimo.
TOYOTA ETIOS AINDA PATINA
Lançado no mesmo período que o HB20, o Etios era a grande aposta da Toyota para aumentar as vendas no Brasil e entrar para o segmento de maior volume do mercado nacional. Até agora, contudo, o resultado está abaixo do esperado. Em dezembro foram emplacadas 1.628 unidades do Etios hatch, que ficou em 33º na lista dos automóveis mais vendidos. Da versão sedã foram vendidos 1.042 carros no mês, na 45ª posição.
Desde o lançamento, em outubro, a Toyota vendeu pouco mais de 4 mil unidades do Etios hatch e quase 3 mil do sedã. A rusticidade do acabamento do carro parece não ter encantado os potenciais consumidores, como conseguiu fazer a Hyundai com seu HB20, que segundo a montadora tem fila de espera até março – um problema que a Toyota certamente adoraria ter.