
Outros recursos importantes são o comando variável para as válvulas de admissão e escape e o virabrequim descentralizado em relação aos cilindros, o que diminui o atrito dos pistões e favorece o aumento de potência e redução de consumo.
Os comandos de válvulas são movimentados por corrente em vez da correia dentada. Os sistemas auxiliares (bomba d’água, alternador e compressor do ar-condicionado) são montados diretamente no bloco do motor e acionados por uma única correia.
A transmissão utilizada pelo i30 é a automática A6GF1. Tem seis marchas e foi desenvolvida pela própria Hyundai. A direção com assistência elétrica utiliza um sistema chamado pela fabricante de Flex Steer, que permite que o motorista escolha um entre três modos de direção: Comfort, para cidade, Normal, para percursos mistos, e Sport, para uso em velocidade mais elevada.
O i30 tem até sete airbags. Também para a segurança, além dos freios a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), o hatch tem controle eletrônico de estabilidade (ESP).
O freio de estacionamento utiliza acionamento eletrônico. O ar-condicionado usa comando eletrônico. O carro traz ainda sensores de estacionamento traseiros e câmera de ré, cujas imagens são mostradas numa tela de sete polegadas sensível no centro do painel. O i30 tem seis anos de garantia sem limite de quilometragem e assistência 24 horas no primeiro ano.
