
Desde quando um desafio de furto de carros da Hyundai e da Kia viralizou no TikTok se tornou um grande problema para montadoras e clientes. Para trazer mais segurança aos modelos mais antigos, a Hyundai lançou uma atualização gratuita de software antirroubo para seus veículos sem botão de ignição nos Estados Unidos.
O serviço é realizado nas concessionárias da marca. A atualização foi disponibilizada esta semana para 1 milhão de modelos: Elantra 2017-2020, Sonata 2015-2019 e Venue 2020-2021. Ao todo, a Hyundai espera que a tecnologia seja aplicada em cerca de 4 milhões de veículos.
#ABX23: Garanta desconto especial para o maior encontro do setor automotivo
Até junho as melhorias no software estarão disponíveis também para outros anos destes carros e para outros modelos da marca. Entre eles, Accent, Genesis Coupe, Palisade, Santa Fe, Tucson e Veloster.
“Priorizamos a disponibilidade da atualização para proprietários e locatários de nossos veículos mais vendidos e os mais visados por ladrões para que os revendedores os atendam primeiro”, disse o CEO da Hyundai na América, Randy Parker.
Ainda segundo a Hyundai, todos os seus veículos saem de fábrica com bloqueadores instalados desde novembro de 2021.
Como surgiu o roubo do TikTok
No TikTok, vídeos que mostram como roubar carros fabricados de 2015 a 2019 sem botões de ignição e dispositivos antifurto viralizaram. A onda de crimes levou ao menos a 14 acidentes relatados e oito mortes, segundo o Departamento de Transportes americano, a NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration).
Leia também– Hyundai prevê aumento nas vendas de elétricos após lucro trimestral triplicar– Hyundai projeta vendas globais 10% maiores em 2023
Detalhes do software da Hyundai
A tecnologia modifica certos módulos de controle de veículo nos carros Hyundai com o sistema “chave na mão para iniciar”. Com a atualização, ao trancar as portas do veículo com a chave, automatifcamente serão ativados o alarme de fábrica e o bloqueio da ignição.