logo

automóveis e comerciais leves

Hyundai lança o i40 em Barcelona

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

15 mai 2011

3 minutos de leitura

G_noticia_10360.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB, com informações da Hyundai

A Hyundai lançou o i40 no Salão de Barcelona, que abriu as portas ao público no sábado, 14. O sedã, destinado ao mercado europeu, deriva da perua i40, apresentada no Salão de Genebra, no mês de março. Destinado ao segmento D, o veículo concorrerá diretamente com o Passat, o Mondeo e o C5.

Com 4,74 m de comprimento, o três volumes estará à venda no quarto trimestre do ano, com cinco anos de garantia, assistência rodoviária e check ups.

Allan Rushforth, vice-presidente sênior e COO da Hyundai Motor Europe, explicou que o design adota o conceito modern flow, de escultura fluida, que já inspirou o ix35, o ix20 e o Veloster. O projeto foi desenvolvido no centro de pesquisa e desenvolvimento da marca em Russelsheim, na Alemanha.

O i40 será oferecido em duas versões de motor a diesel de quatro cilindros e 1,7 litro (com 85 kW/115 cv, e 100 kW/136 cv) e duas a gasolina, de 1,6 litro (99 kW/135 cv) e 2 litros, chamado Nu, que faz sua estréia no veículo (130 kW/177 cv, com injeção direta). No segmento, os modelos diesel representam 75% das vendas na Europa (a Hyundai projeta 65%). Haverá transmissões manuais e automáticas.

O i40 incorpora novas tecnologias desenvolvidas pela Hyundai, como o ecoprograma Blue Drive e o Stop&Go. O fabricante informa que o sedã equipado o motor Nu GDI e transmissão manual acelera de zero a 100 km/h em 9,7 segundos e faz 100 km com 6,8 litros de gasolina, em ciclo misto. A emissão de CO2 é de 159 g/km. Com o propulsor 1.7 litro de 115 cv, junto com o Blue Drive, o ix40 tem emissões limitadas a 113 g/km de CO2 e faz 100 km com apenas 4,3 litros de diesel.

A Hyundai caprichou para reduzir os índices de NVH, referentes a ruído, vibração e aspereza. Foram utilizados métodos experimentais como holografia recíproca, para determinação da redução de ruídos, e algoritmos para classificar as fontes de ruído. O pacote de NVH inclui um tratamento acústico que faz toda diferença no caso de powertrain diesel, somando recursos como carpetes a ar e camada de proteção para encapsular o compartimento do motor.

Os engenheiros dedicaram também atenção especial a tecnologias ativas e passivas na área de segurança, incorporando ABS, controle eletrônico de estabilidade, hill start assist control (para prevenir recuo na partida em aclives), gerenciamento de estabilidade do veículo (VSM) e sistema de assistência à frenagem. Há nove airbags (frontais, laterais, de cortina e para proteção dos joelhos do motorista).