
A Hyundai Mobis desenvolveu o sistema in-wheel. O sistema permite ao motor controlar cada roda diretamente e separadamente. O equipamento foi criado na Coreia do Sul.
A tecnologia ainda está em fase de testes e sem previsão para ser aplicado em produção em série. Por enquanto, a Hyundai faz avaliações do sistema no elétrico Ioniq 5.
Segundo a marca, o motor interno requer um processo de desenho complexo que possibilite colocar um trem de força em cada uma das rodas (embreagem, caixa de marchas, eixos de transmissão, diferencial e rodas motrizes).
VEJA TAMBÉM:
– Após roubos inspirados no Tik Tok, Hyundai e Kia oferecem travas de direção grátis
– Hyundai inicia exportação do HB20 para o Paraguai
Direção melhorada e eficiência energética
A Hyundai Mobis destaca que o novo sistema melhora a eficiência energética, ao otimizar a tração e a potência do veículo. Além disso, contribui para os dispositivos de direção autônoma.
“Aplicar o in-wheel no veículo significa maximizar a eficiência de tração sem a necessidade de instalar um componente de transmissão de potência separado, tal como um eixo acionador, componente que transmite torque às rodas, o que também resulta na melhora de sua eficiência energética”, explica a montadora por meio de comunicado.
Ainda de acordo com a montadora sul-coreana, o motor dentro das rodas melhora a autonomia de condução dos veículos elétricos. Isso porque libera mais espaço de energia, o que permite o aproveitamento da energia restante para o sistema de direção.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
Sistema e-Corner
O motor in-wheel é uma tecnologia-chave do sistema e-Corner revelado pela Hyundai Mobis durante a CES 2023 (Consumer Electronics Show), em Las Vegas, nos Estados Unidos.
O dispositivo promete ser uma solução integrada que combina as tecnologias de direção autônoma, travas e suspensão conectadas ao motor in-wheel.
A montadora sul-coreana espera completar o desenvolvimento do e-Corner para iniciar a instalação nos carros nos próximos cinco anos.