A fábrica turca é a mais antiga da Hyundai fora da Coreia do Sul. Foi construída em 1997 e já recebeu investimentos de € 1 bilhão. Nos anos de 1990 produzia 60 mil carros ao ano. Em 2007, teve a capacidade aumentada para 125 mil unidades/ano. Com este último aporte, a produção anual saltará para 200 mil automóveis até 2014. A planta vai fabricar as novas gerações do i10 e do i20.
O sucesso das operações na Turquia fez com que a Hyundai construísse uma segunda fábrica na Europa, em Nosovice, na República Checa, que já produziu 114 mil veículos em seu primeiro ano. Está unidade opera no limite de 300 veículos ao ano.
A Hyundai mantém também uma planta em São Petersburgo, na Rússia, que faz anualmente 150 mil automóveis para abastecer o mercado interno e também a Europa Oriental.
De acordo com a montadora, atualmente 95% dos veículos vendidos na Europa são desenhados e desenvolvidos no próprio continente. Com a ampliação na Turquia, a empresa será capaz de fabricar 90% dos veículos vendidos no continente.
“A expansão da planta na Turquia e da nossa capacidade produtiva na região demonstra o crescente compromisso que a Hyundai tem com a Europa. Nossas fábricas europeias nos permitirá construir os carros certos para a região e continuar a apoiar as comunidades e fornecedores locais”, declarou em comunicado Allan Rushforth, vice-presidente sênior e COO da Hyundai Motor Europa.