
O carregamento de veículos elétricos e, principalmente, o tempo que esse processo leva são vistos como barreiras para a ampla adoção da tecnologia. Com foco em melhorar a experiência do cliente com o reabastecimento desses modelos, a Hyundai criou um robô de carregamento automático.
Funciona assim: o robô é instalado ao lado de uma vaga de estacionamento e, ao parar o carro na frente da solução, o motorista só precisa pressionar um botão no chaveiro para que o EV a estacione e recarregue sozinho.
O carro manobra de forma autônoma para a posição correta e o robô, por sua vez, se comunica com ele para abrir a porta de carregamento e se conectar.
Uma vez concluída a recarga, o robô desconecta, a porta fecha e o motorista recebe uma notificação no smartphone sobre a conclusão de todo o processo.
Inclusão na era da mobilidade elétrica
A proposta da Hyundai pretende resolver ou, ao menos, amenizar uma série de desafios do processo de recarga elétrica. Um deles é que os carros com a tecnologia acabam por bloquear uma vaga de estacionamento por um período significativo para o carregamento e, portanto, por isso quanto mais rápido o procedimento ocorrer, melhor.
Segundo informações do site Autocar, para elevar a potência e acelerar a recarga, o sistema exige cabos mais pesados e grossos, o que torna o manuseio difícil ou até inviável para pessoas com mobilidade reduzida.
Outra questão é o carregamento em ambientes com baixa luminosidade. Conectar o plug do equipamento à porta de carregamento do veículo pode ser um problema. É esse tipo de questão que o sistema da Hyundai poderia resolver.
VEJA TAMBÉM:
– Alto custo e lentidão derrubam satisfação com carregamento doméstico de elétricos
– Itália investiga Enel por monopolizar carregamento de veículos elétricos
– Hyundai acelera correção de softwares de veículos após onda de roubos
Para fazer o sistema funcionar, o robô precisa descobrir a posição exata do carro, o formato da porta de carregamento, o clima, a presença de obstáculos (que podem ser humanos) e o peso do cabo.
O software por trás do robô funciona com inteligência artificial baseada em câmera 3D e tecnologia de controle avançado que permite ao equipamento manusear o cabo grosso e fazer movimentos precisos.
Segundo a montadora, ele foi projetado para trabalhar ao ar livre em coordenação com os carregadores existentes e é certificado para IP65 sob o sistema de classificação internacional IP (Ingress Protection).
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
Outras empresas investem no carregamento automatizado
O carregamento automatizado de veículos elétricos tem recebido bastante atenção nos últimos anos. O Grupo Schunk projetou um sistema que surge do chão e localiza um carregador instalado no carro.
A tecnologia pode ser aplicada tanto a sistemas ultra rápidos, capazes de fornecer carga suficiente para 600 km em poucos minutos, quanto em unidades domésticas.
A Siemens também desenvolveu um robô que pode fornecer 300kW e requer que o carro estacione em uma área demarcada para ser carregado.