
A Hyundai atingiu na sexta-feira, 27 de novembro, a marca de 200 mil Creta produzidos na fábrica de Piracicaba (SP). A marca foi alcançada menos de quatro anos após o lançamento do SUV compacto no Brasil, em janeiro de 2017. As vendas do modelo vêm crescendo ano a ano: no primeiro ano completo foram fabricadas 45.657 unidades; 52.790 em 2018 – fechando o ano na liderança nacional de vendas da categoria – e em 2019 o volume chegou a 62.769. A curva de crescimento só foi interrompida este ano por causa da pandemia de coronavírus, com a produção de 38.296 Creta entre janeiro e novembro.
O SUV, também fabricado na Índia, China e Rússia, recebeu adaptações exclusivas de design e conforto para o mercado brasileiro. Atualmente, mais de 90% da produção do Creta brasileiro é destinada ao mercado interno – onde desde 2017 já foram comercializadas 189 mil unidades e este ano o Creta é o quarto SUV compacto mais vendido. O restante da produção é exportada para o Paraguai e Uruguai, desde 2017, para Colômbia desde 2018 e a partir de setembro deste ano foram iniciados os embarques para a Argentina.
“O Creta conquistou os mercados da Ásia e Eurásia e mostrou-se uma opção altamente competitiva para o Brasil e a América Latina devido ao ótimo espaço para passageiros e bagagens, robustez e lista variada de equipamentos. As mudanças exclusivas que fizemos para o mercado doméstico consolidaram o modelo entre os campeões de vendas e também contribuíram para que outros países da região se interessassem por importá-lo a partir de nossa fábrica em Piracicaba”, afirma Eduardo Jin, presidente da Hyundai para as Américas Central e do Sul.
O Creta é produzido em cinco versões: Attitude, Action, Smart Plus e Limited equipadas com motor 1.6 e a topo de linha Prestige com o 2.0.