
O Grupo Hyundai Motor decidiu utilizar caminhões movidos a célula de combustível a hidrogênio em uma fábrica nos Estados Unidos.
A planta está em construção no estado da Geórgia e 21 caminhões Xcient vão realizar as operações de logística em conjunto com a Glovis America, empresa que também pertence ao Grupo Hyundai.
“Nossos caminhões com célula de combustível a hidrogênio produzem zero emissão e oferecem uma alternativa mais limpa aos métodos tradicionais de logística de peças usados em outras instalações industriais”, disse Oscar Kwon, CEO da Hyundai Motor Group Metaplant America (HMGMA).
Caminhões a hidrogênio vão transportar peças
Os caminhões a hidrogênio serão responsáveis pelo transporte diário de peças de veículos dos fornecedores localizados na região até o complexo industrial.
Inicialmente, o destino será um centro de distribuição de peças. Em um segundo momento, a logística será ampliada para uma rede mais ampla de fornecedores.
Jim Park, vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios de veículos comerciais e hidrogênio da Hyundai Motor América do Norte, afirmou que a decisão pretende reforçar a sustentabilidade nas operações da empresa.
“A iniciativa é parte de nossa estratégia e visão de apresentar um ecossistema logístico de hidrogênio de circuito fechado e melhorar a sustentabilidade ambiental das operações industriais”, afirmou.
Hyundai criou marca de negócios para hidrogênio
No início de 2024, mais precisamente durante a CES, o Grupo Hyundai Motor anunciou a criação da HTWO, nova marca de negócios dedicada a operações envolvendo hidrogênio.
A meta da HTWO é conectar cada etapa de toda a cadeia de valor do hidrogênio: desde a produção e armazenamento até o transporte e utilização.
