
No geral, o setor industrial brasileiro registrou o terceiro resultado positivo consecutivo, acumulando nesse período crescimento de 2,3%, segundo o IBGE. Na comparação com agosto do ano passado, a indústria apurou queda de 2%, décima segunda taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação.
Entre janeiro e agosto de 2012, a atividade da indústria recuou 3,4% na comparação com igual período do ano passado. Dos 27 ramos estudados, 20 apontaram avanço na produção: além de veículos, outras atividades que contribuíram positivamente para o crescimento da produção industrial em agosto foram: alimentos (2,1%), fumo (35%), refino de petróleo e produção de álcool (2,5%), outros produtos químicos (1,9%), farmacêutica (3,1%) e material eletrônico para aparelhos e equipamentos de comunicações (5,9%).
Por outro lado, entre os ramos que registraram recuo na produção, o desempenho de maior importância para a média global foi registrado por máquinas e equipamentos (-2,6%), que eliminou parte da expansão de 5% acumulada no período de julho/março de 2012.