Segundo declarou Don Swearingen, vice-presidente executivo da Mitsubishi Motors na América do Norte, em anuncio feito à rede de concessionárias dos Estados Unidos, o plano fracassou e há um impasse não especificado. “Anunciei para eles que o plano fracassou e que era tudo o que eu podia dizer. Todas as opções estão abertas”, afirmou o executivo, que não quis esclarecer se a ruptura é temporária ou definitiva ou se diz respeito apenas ao projeto ou à parceria.
A parceria entre Mitsubishi e a aliança franco-japonesa previa compartilhamento de tecnologias para veículos comuns e elétricos, além de projetos de produtos compartilhados.
A Nissan e a Mitsubishi já mantinham, desde 2011, uma joint-venture chamada NMKV, para o desenvolvimento conjunto de veículos da categoria “Kei cars” muito comuns no Japão, sob as duas marcas. Os primeiros veículos resultado da parceria foram Nissan Dayz e Mitsubishi eK wagon e começaram a ser vendidos em 2013 no Japão. Eles são produzidos na fábrica Mizushima, da Mitsubishi, no país.