
Em 2012 as importações haviam recuado como consequência da alta do Imposto de Importação para esse tipo de produto. Para este ano, a Abraciclo, que reúne fabricantes do setor, estima a vinda de 330 mil unidades do exterior até o fim do ano, alta de 10% em relação ao ano passado.
O perfil dessas bicicletas mudou. Há uma década eram produtos simples, com pouco valor agregado e vendidos no varejo por menos de R$ 200. Os modelos trazidos atualmente têm alto valor pela sofisticação. Em regra utilizam suspensões (dianteira ao menos), materiais nobres e freios a disco. Muitas vezes passam de R$ 5 mil.
PRODUÇÃO LOCAL ENCOLHE
As fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram no primeiro bimestre deste ano 124.257 bicicletas, queda de 12% no confronto com o mesmo período de 2012, quando 140.902 unidades deixaram as linhas de montagem. O repasse desses veículos de duas rodas às lojas teve queda mais acentuada.
Em janeiro e fevereiro as fabricantes venderam às lojas 102.510 bikes, retração de 15% ante as 120.574 unidades de igual período de 2012. A produção total brasileira deve manter-se nos mesmos 4,5 milhões de unidades de 2012.