
– Veja aqui e aqui os números de emplacamentos dos associados da Abeifa
Em setembro o tombo nas vendas de veículos importados dos associados da Abeifa foi de 43,4%, com 4.461 automóveis e comerciais leves emplacados, contra 7.875 no mesmo mês de 2014. “O resultado é a repetição do que temos registrado ao longo do ano”, avalia Marcel Visconde, presidente da entidade. Para ele, esse cenário deve se manter até o fim do ano e não há sinais de reação no horizonte de médio prazo. “A confiança do consumidor continua decrescendo de forma acentuada e constante e o câmbio estressado a valores não previstos”, completa.
Para as associadas que iniciaram produção local, houve leve aumento nas vendas. Em agosto de 2015 foram emplacadas 5.704 unidades montadas no Brasil por quatro empresas (BMW, Chery, Jeep e Suzuki), e em setembro foram 6.896 unidades. “Esse pequeno crescimento reflete apenas que o consumidor optou pelas novidades que nossas associadas recém-lançaram no mercado”, avalia Visconde. Em 2015, já foram emplacados 29.709 automóveis e comerciais leves produzidos no Brasil pelas montadoras associadas que iniciaram produção no país.
Das 27 marcas associadas à Abeifa, apenas seis registraram crescimento das vendas no acumulado janeiro-setembro: Changan, Jaguar, Jeep, Lamborghini, Lifan e Volvo. Este ano a associação tem participação de quase 15% no total de importações de veículos no País.