logo

Importadoras associadas à Abeifa registram queda de vendas em agosto

Linha 911 é uma das mais vendidas da Porsche no Brasil
Author image

Redação AB

08 set 2020

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Abeifa divulgou o balanço de vendas referente ao mês de agosto e o resultado foi uma queda de 4,5% no total comercializado pelas importadoras associadas à entidade em comparação com julho (quando houve alta de 11%). As 15 marcas filiadas venderam 2,7 mil veículos em agosto, contra 2,8 mil unidades no mês anterior; já em relação a agosto de 2019, o recuo foi de 10,8%.

A associação também registra retração de 23,4% no acumulado desde janeiro, já que são 17 mil carros emplacados este ano, contra 22,2 mil no mesmo período do ano passado.

“Temos de revisar as nossas projeções de licenciamentos a quatro meses do final do ano”, declarou João Henrique Oliveira, presidente da Abeifa. “Depois de registrar alta em julho, infelizmente, não conseguimos manter a tendência de crescimento em agosto; de outra parte, as nossas associadas tentaram segurar os preços ao consumidor nos últimos três meses, diante da valorização do dólar e euro ainda do início do ano, mas a partir de agora, com a chegada de novos lotes de importação, a tendência é que os preços sejam reajustados”, explicou.

Mesmo com o cenário desfavorável, vale ressaltar que algumas marcas importadas vêm conseguindo obter bons resultados nos últimos meses, com destaque para a Porsche, cujas vendas em agosto cresceram 14,2% em relação a julho – com 249 modelos licenciados – e impressionantes 107,5% na comparação com agosto de 2019. Assim, no acumulado, a marca alemã registra 68,6% de aumento (1.782 veículos vendidos) em comparação com o ano passado, quando teve 1.057 automóveis comercializados.

Outra marca alemã que registrou aumento nas vendas em agosto foi a BMW, com 393 modelos importados licenciados no mês, contra 369 unidades em julho. Apesar disso, no acumulado deste ano, a montadora da Baviera apresenta queda de 22,6% no número de automóveis comercializados, com 2.270 veículos, em comparação com os 2.934 modelos vendidos de janeiro a agosto do ano passado.

FABRICANTES ASSOCIADAS À ABEIFA TAMBÉM TÊM QUEDA

Entre as empresas associadas à Abeifa, quatro montam automóveis no Brasil, além de atuarem como importadoras: BMW, Caoa Chery, Land Rover e Suzuki, que registraram 2.761 veículos feitos no País comercializados em agosto. Esse número representa aumento de 1,4% na comparação com julho, quando foram vendidas 2.724 unidades, volume praticamente estável em relação ao mesmo mês de 2019, quando foram emplacados 2.763 veículos.

Da mesma forma, a produção local das associadas à Abeifa apresentou queda de 13,3% no acumulado de 2020, com 17.297 modelos vendidos neste ano, contra 19.943 comercializados entre janeiro e agosto de 2019.


Faça aqui o download dos dados da Abeifa
– Veja outras estatísticas em AB Inteligência