
“O ano de 2013, como temos ressaltado, será de queda sempre que compararmos com os resultados de 2012, pois nos primeiros meses do ano passado trabalhamos com um volume significativo de unidades importadas antes do anúncio do Inovar-Auto. Somente em 2014 poderemos efetivamente comparar bases similares, pois essa distorção não existirá”, comentou em nota o presidente da Abeiva, Flavio Padovan.
A associação pôde chegar a esta estimativa com base no desempenho do acumulado de janeiro a novembro deste ano. Neste período, as marcas associadas venderam 101,5 mil veículos das associadas, o que representa uma queda de 13,4% em relação ao mesmo intervalo de 2012.
Somente em novembro, com 8, 6 mil veículos e comerciais leves das associadas emplacados, a retração foi de 10,3% em comparação ao último mês de outubro. Sobre novembro do ano passado, houve alta pontual de 6%.
“Novembro foi um mês com apenas 19 dias úteis considerando os feriados, o que significa que o mercado teve menos quatro dias de vendas em comparação ao mês de outubro, o que gera essa redução”, explica Padovan.