
A alta do dólar impediu em 2018 o crescimento mais significativo da venda de importados. No acumulado até novembro as 16 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) anotaram 34,2 mil emplacamentos, evidenciando que a estimativa de 40 mil unidades para o ano não será atingida.
No entanto, a venda nestes 11 meses resulta em alta de 29,4% sobre igual período de 2017, ano em que os importadores ainda estavam sujeitos à cota máxima, imposta pelo Inovar Auto, de 4,8 mil unidades isentas da cobrança de 30 pontos porcentuais extras de IPI.
– Faça aqui o download dos dados da Abeifa
– Veja outras estatísticas em AB Inteligência
“De qualquer forma, 2018 ficará marcado como o ano da recuperação do setor, depois de cinco anos de dificuldades por conta da sobretaxa do IPI. Devemos anotar um crescimento de cerca de 30% em relação a 2017”, afirma o presidente da Abeifa, José Luiz Gandini.
EVOLUÇÃO POR MARCA
As cinco marcas associadas à Abeifa que mais venderam de janeiro a novembro de 2018 sobre iguais meses de 2017 foram a Kia Motors (10,7 mil unidades, alta de 39,6%), Volvo (6,1 mil, acréscimo de 94,6%), JAC Motors (3,7 mil, evolução de 15,2%), BMW (2,5 mil, crescimento de 28,2%) e Suzuki (2,3 mil, estável).
Surpreende o desempenho da Volvo. Em 2017 a empresa já planejava bater seu recorde no Brasil em 2018 com 6 mil unidades. Essa meta foi superada em apenas 11 meses. A renovação do SUV Volvo XC60, o lançamento do XC40 e o fim da cota de 4,8 mil carros sem sobretaxação explicam por que a marca sueca quase dobrou suas vendas em apenas um ano.
PRODUÇÃO LOCAL
Entre as associadas à Abeifa que também têm produção nacional, BMW, Chery, Land Rover e Suzuki fecharam novembro com 2,2 mil unidades emplacadas ao todo, o que representou queda de 13% em relação a outubro de 2018, isso por causa do menor número de dias úteis. A comparação com novembro do ano passado revela alta 45,3%.
No acumulado do ano, o confronto com os 11 meses de 2017 mostra que a BMW produziu 7,7 mil unidades e cresceu 9,7%, a Caoa Chery montou 7,5 mil carros e anotou alta de 124,1% e a Land Rover, com 4 mil veículos, recuou 4,9%.