
A Índia planeja expandir a concessão de incentivos para produção de veículos elétricos, informou a agência Reuters. Por ora, recebem os incentivos apenas as empresas que pretendem construir fábricas no país, e não aquelas que já operam na região.
A política de veículos elétricos da Índia, que ainda está sendo finalizada, foi originalmente projetada para incentivar a produção local da Tesla. Só que a montadora desistiu de produzir no país.
Outras fabricantes estrangeiras demonstraram interesse em fabricar VEs na Índia. Por isso, o país revisou os planos e considera agora, incentivar outras empresas.
Mais conteúdo local, menos impostos
De acordo com a política anunciada em março, a montadora que investe pelo menos US$ 500 milhões para fabricar veículos elétricos na Índia, com 50% dos componentes adquiridos localmente, tem direito a um grande corte nos impostos de importação.
O governo, portanto, passa a considerar também investimentos em veículos elétricos em fábricas existentes que atualmente produzem carros com motores a gasolina e híbridos.
Toyota, Hyundai e Volkswagen são montadoras que mantêm operações na Índia. E que podem ser beneficiadas pelos incentivos.