logo

carros elétricos

Índia cria incentivo para produção local de veículos elétricos

País vai reduzir imposto de importação das montadoras que produzirem no país com alto índice de componente local
Author image

Redação AB

29 nov 2024

1 minutos de leitura

A Índia planeja expandir a concessão de incentivos para produção de veículos elétricos, informou a agência Reuters. Por ora, recebem os incentivos apenas as empresas que pretendem construir fábricas no país, e não aquelas que já operam na região.

A política de veículos elétricos da Índia, que ainda está sendo finalizada, foi originalmente projetada para incentivar a produção local da Tesla. Só que a montadora desistiu de produzir no país.

Outras fabricantes estrangeiras demonstraram interesse em fabricar VEs na Índia. Por isso, o país revisou os planos e considera agora, incentivar outras empresas.

Mais conteúdo local, menos impostos

De acordo com a política anunciada em março, a montadora que investe pelo menos US$ 500 milhões para fabricar veículos elétricos na Índia, com 50% dos componentes adquiridos localmente, tem direito a um grande corte nos impostos de importação.

O governo, portanto, passa a considerar também investimentos em veículos elétricos em fábricas existentes que atualmente produzem carros com motores a gasolina e híbridos.

Toyota, Hyundai e Volkswagen são montadoras que mantêm operações na Índia. E que podem ser beneficiadas pelos incentivos.