logo

none

Indústria automobilística global dá sinal de retomada

Estudo do Banc of America Securities-Merrill Lynch, analisado pelo Portal Exame, afirma que a retomada da indústria automobilística será reflexo da reestruturação das economias desenvolvidas. Nos Estados Unidos, a crise fez com que as montadoras pedissem ajuda ao governo para manter suas operações. A expectativa é de que a produção só retome os patamares pré-crise ao final de 2010.
Author image

cria

24 jul 2009

1 minutos de leitura

Durante o ápice da crise, as vendas também caíram nos países emergentes, mas registraram uma forte recuperação recentemente. Para os analistas do banco, 2010 vai marcar a retomada dos mercados emergentes e a China tomará o lugar dos Estados Unidos como o maior mercado automobilístico.

O relatório afirma que a recessão global será seguida por um período de um crescimento econômico mais lento do que o registrado nas últimas duas décadas.

Governos de vários países decidiram implementar incentivos fiscais para as montadoras, especialmente na Alemanha. A região do euro registrou melhora em maio e junho.

O mercado americano se estabilizou no segundo trimestre do ano, com um crescimento de 1% comparado ao trimestre anterior, mas ainda assim 32% menor do que o mesmo período do ano passado. O Congresso aprovou o programa Car Allowance Rebate System que oferece acesso a crédito de US$ 4.500 na troca de um veículo antigo por um menos poluente e começa a funcionar hoje, 24, por quatro meses.

Fonte: Portal Exame.