logo

none

Indústria automobilística prepara 50 novidades até 2011

A edição de fevereiro de AutoEsporte já está nas bancas, destacando na capa a reportagem com as 50 novidades que a indústria automobilística vai colocar no mercado até 2011. Mas, como isso pode acontecer, depois do setor entrar em crise e as vendas despencarem?
Author image

cria

26 jan 2009

3 minutos de leitura

G_noticia_2651.gif

É claro que algumas dessas surpresas já estão prontas para entrar nas linhas de montagem e não há caminho de volta. Além disso, como lembram os autores do levantamento – Glauco Lucena, Daniel Messeder e Lucas Litvay, o mercado brasileiro não deve sofrer tanto como os tradicionais e os fabricantes locais ainda enxergam boas oportunidades.

AutoEsporte relaciona carros nacionais ou aqueles importados que chegam sem impostos da Argentina e México e avisa que os modelos ausentes da lista também podem passar por uma evolução, recebendo novidades como o start stop, partida a frio (sem o tanquinho), câmbio automático ou automatizado.

As novidades

O sedã compacto Honda City, que tinha estréia marcada para o final do ano, fica mesmo para 2010, em função do atraso na construção da fábrica argentina. Outra atração será a nova geração do Fiesta sedan, que deve vir do México em 2011 sem impostos. Enquanto o City e o novo Fiesta tem grande chance de emplacar, haverá desafios para o argentino Renault Symbol, já anunciado para março próximo como substituto do Clio Sedan. O Citroën C3 Sedan está previsto para 2011.

Entre os sedãs médios AutoEsporte avalia que o Chevrolet Cruze tem boa chance de sucesso a partir de 2011, quando chega também um novo sedan mexicano da Volkswagen, maior e mais barato que o atual Jetta. Ainda nessa categoria estão na fila a reestilização do Vectra e do Fusion, motor 2 litros para Civic e Corolla e novas versões e motores para o Focus e uma nova geração do Mégane.

Para AutoEsporte, o lançamento mais importante deste ano, em outubro, será o hatch da linha Viva, da General Motors. O compacto da Toyota, a ser montado na fábrica de Sorocaba, SP, chegará em 2011. Há grande expectativa em relação à nova geração do Fiesta, prevista para 2010, sem motor de um litro mas provavelmente com os motores da família Sigma de 1.6 litro. Palio e Uno terão substitutos que compartilharão a mesma plataforma (do Panda) e segundo será mais simples, possivelmente com um motor flex de dois cilindros e 65 cv. Ainda na relação dos novos projetos dessa categoria estão o Celta reestilizado, nova geração do Polo, Fox reestilizado e com novo motor, novo C3 e o Ka de quatro portas (final deste ano).

As novidades elencadas por AutoEsporte se estendem pelos hatches médios, familiares, picapes e off-roads leves. O Hyundai compacto sai da lista, já que a empresa anunciou a suspensão do projeto da fábrica em Piracicaba, SP? A Caoa, que monta o caminhão HR em Anápolis, GO, veicula anúncio nos jornais de 26 de janeiro assegurando que os projetos no Brasil estão mantidos por meio da unidade goiana.