logo

espanha

Indústria cresce mais que o esperado na zona do euro

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

Redação AB

03 jan 2011

2 minutos de leitura

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Clarissa Mangueira, Agência Estado

A atividade do setor manufatureiro da zona do euro cresceu mais rápido do que esperado em dezembro, com as fábricas na Espanha e na Irlanda atingindo os mesmos patamares de seus pares na Alemanha e na França.

Segundo o Markit Economics, o índice dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu para 57,1 em dezembro, de 55,3 em novembro.

A estimativa preliminar do índice, divulgada no mês passado, mostrou uma alta para 56,8 em dezembro. Uma leitura cima de 50 indica expansão da atividade industrial.

A atividade manufatureira da Alemanha apresentou mais uma vez o crescimento mais forte entre os países da zona do euro, com o PMI subindo para 60,7, o nível mais alto desde julho de 2010, de 58,1 em novembro.

O PMI da Itália avançou para 54,7 em dezembro, de 52,9 em novembro, enquanto o da França recuou para 57,2, de 57,9.

Há sinais de que as economias mais fracas da zona do euro estão começando a registrar expansão da atividade manufatureira, com o PMI da Irlanda avançando pelo terceiro mês consecutivo, para 52,2 em dezembro, de 51,2 em novembro. O índice dos gerentes de compra da Espanha subiu para 51,5 no mês passado, de 50,0 em novembro.

No entanto, a atividade continuou a recuar na Grécia, onde o PMI caiu para 43,1 em dezembro, de 43,9 em novembro, seu menor patamar desde agosto do ano passado. As informações são da Dow Jones.