
-Veja aqui os dados da Anfir
Os números foram divulgados pela Anfir, associação que representa os fabricantes de implementos. Até maio, a maior queda nas vendas aconteceu na linha leve, de carrocerias sobre chassis. A redução nos negócios chegou a 38,8%, para apenas 15,9 mil equipamentos. A demanda por implementos da linha pesada encolheu 12,8%, para 10,4 mil unidades.
Segundo a entidade, as exportações cresceram, mas ainda não compensam contração tão expressiva. Foram vendidos 26,3 mil equipamentos brasileiros em outros mercados até abril, dado mais recente da entidade. O volume indica expansão de 35,4%.
PRIMEIRO SEMESTRE PERDIDO
Em comunicado distribuído pela Anfir, Alcides Braga, presidente da organização, aponta que o primeiro semestre de 2016 já é quase perdido para o setor. Segundo ele, não há como reverter uma queda tão severa este ano. “Para ficar estável na comparação com 2015 o mercado precisaria comprar 50,3 mil implementos rodoviários em sete meses”, calcula. Para o executivo, a meta é impossível com a economia enfraquecida.
Em abril a associação divulgou expectativa de que as vendas cheguem a 56,6 mil unidades em 2016. Ainda que o mercado interno alcance este volume, ele representa o pior patamar desde o início da série histórica.