Os combustíveis, responsáveis por mais de 30% dos gastos com o carro, tiveram queda de preço e contribuíram decisivamente para o índice final de janeiro. A gasolina ficou 1,05% mais barata e o álcool teve queda ainda mais acentuada, de 1,4%.
A correia dentada ficou 8,6% mais barata e os preços dos pneus caíram 5,2% em janeiro. A lavagem rápida do carro ficou 7,0% mais barata e o alinhamento de direção teve queda de 6,5%.
No ano passado o custo para andar e manter o carro subiu 5,6%, índice semelhante ao da inflação oficial. É a primeira vez em seis anos (desde que a AutoInforme divulga a Inflação do Carro) que o ano começa com deflação.
O estudo apura o preço médio dos itens necessários para andar de carro, não apenas para fazer o veículo funcionar, como os combustíveis, mas também peças que se desgastam com o uso, como amortecedores, pastilhas, velas, embreagem, bem como serviços do tipo balanceamento de rodas, revisões, lavagens, estacionamento. Também compõem a cesta de itens impostos e seguros.