logo

none

Inflação do Carro em 2008 foi de 5,6%

O custo para andar de carro e mantê-lo ficou 5,6% mais alto em 2008, conforme pesquisa da Agência AutoInforme que calcula a Inflação do Carro, um levantamento dos preços dos itens necessários para fazer a manutenção preventiva do carro, além dos combustíveis. A pesquisa é feita em mais de 70 pontos de venda.
Author image

cria

14 jan 2009

2 minutos de leitura

A Inflação do Carro teve um comportamento regular durante o ano, com exceção de julho e agosto, quando foram detectadas as maiores baixas, mas em novembro subiu apenas 0,16% e em dezembro registrou a primeira deflação no ano: – 0,33%.

O item da cesta de produtos e serviços usados pelo motorista que mais subiu de preço em 2008 foi o estacionamento. O serviço por período curto (estacionamento até duas horas) ficou 20% mais caro nos doze meses do ano passado. A bateria teve um aumento de 19,3% e a lona de freio subiu 17,% no ano.

Apenas três itens ficaram mais baratos em 2008: o IPVA, o seguro obrigatório e o álcool na bomba.

O segmento de serviço foi o que mais impulsionou a Inflação do Carro no ano. Ele reúne a prestação de serviço de manutenção do carro, como alinhamento de direção, lavagem, estacionamento, balanceamento de rodas, revisões, mão de obra em geral. Os serviços ficaram 10,6% mais caros em 2008. Já o item produtos teve um aumento de apenas 3,4% no ano e compreende peças de reposição, combustíveis e óleos e filtros.

O preço do seguro do carro subiu em média 7,5%.

A deflação de 0,33% registrada em dezembro ocorreu principalmente em razão da queda no preço do álcool combustível, que ficou 1,29% mais barato. Também contribuíram as quedas expressivas dos preços do balanceamento de rodas (- 1,7% no mês) e a lavagem simples, que ficou 1,3% mais barata em dezembro.