No acumulado do ano a inflação é menor: 0,48%. São pesquisados mensalmente todos os serviços, peças de reposição, combustíveis, seguros e impostos que o motorista tem que pagar para andar e fazer a manutenção preventiva do carro. Até itens como lavagem, estacionamento e seguro obrigatório são considerados para o cálculo da Inflação do Carro.
O balanceamento (+ 6,2%) e o alinhamento (+ 5%) foram os itens da cesta que mais subiram no mês. Também tiveram altas expressivas a correia dentada (+ 4,8%) e a pastilha de freio, que subiu 4,32%.
O item que mais caiu de preço foi a lona de freio, com – 2,1%. Filtro de óleo, bateria e óleo de motor também figuram entre os serviços e peças que mais perderam preço em agosto.
Itens que mais subiram
Balanceamento 6,20%
Alinhamento 5,00%
Correia dentada 4,78%
Pastilhas de freio 4,32%
Itens que mais caíram
Lona de freio – 2,10%
Filtro de óleo -1,89%
Bateria -1,85%
Óleo motor -1,59%
AEA divulgará 47 trabalhos técnicos no Simea
Evento será de 16 a 17 de setembro em São Paulo.
Enquanto quatro painéis do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (16 e 17 de setembro, Milenium, São Paulo) debatem questões sócio-ambientais da engenharia da mobilidade, 47 trabalhos serão apresentados em sessões técnicas.
Um dos trabalhos é o “Estudo do desempenho de compósitos utilizados em materiais de fricção automotivos obtidos por substituição parcial da resina fenol-formaldeído por derivados de lignina”, de Aliandro Santos, Auteliano Santos, Edison Bittencourt, João Silveira e Zaila Águila, da Faculdade de Engenharia Química, da Unicamp.
Os autores sustentam que, com a procura de materiais oriundos de fontes renováveis para aumentar a participação em processos industriais, a lignina se torna uma alternativa altamente viável para emprego em elementos de fricção, como pastilhas de freio.
O intuito desta pesquisa é estudar melhor o comportamento de pastilhas fabricadas pela substituição parcial da resina fenólica por teores diversos de lignosulfonato de amônio, e reforçadas com fibras alternativas em substituição ao asbesto, como Panox e Kevlar.
Outro trabalho tem o título “Investigação preliminar da performance do monitor de eficiência de conversão catalítica do OBDBr-2 com catalisadores de reposição”, de Eduardo Burgos, Michel Alves e Paulo Baltusis (Ford) e de Alan Arnhem (Umicore).